A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), avança tecnologicamente e terceiriza veículo de georreferenciamento para o município. O equipamento foi apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira (3), na sede da Administração Regional em Areia Branca, mas os serviços de mapeamento já foram iniciados e o carro já percorreu 80% do município. Gerenciada pela empresa Multi Geotecnologia, o equipamento tem a capacidade de definir a forma, dimensão e localização no globo terrestre. Agora, o reconhecimento de um local poderá ser realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites com arquivamento próprio. 

Lauro de Freitas sai na frente e se torna o primeiro município do estado a utilizar a plataforma. O objetivo é fornecer subsídios para todas as secretarias. As aplicações da plataforma são: Gestão Imobiliária e Cadastral, Gestão de Equipamentos Urbanos, Gestão da Infraestrutura Urbana e Monitoramento Ambiental. Como exemplo, ao fornecer as imagens de geolocalização, pode ser feito o mapeamento de imóveis, árvores, passeios, além de mapear o tamanho de imóveis ou terrenos de regularização fundiária. 

O coordenador Ailton Borges explicou como será feito o mapeamento. “É um método moderno e tecnológico para aquisição de imagens georreferenciadas no nível da rua, que utiliza uma plataforma móvel (veículo automotivo) com sensores e demais equipamentos embarcados. Possibilita coletar imagens sequenciais com até 3 metros de distância, eliminando a necessidade de equipe em campo, para coleta de fotos de fachada”, iniciou.

De acordo com Ailton, com as imagens panorâmicas georreferenciadas, será possível extrair informações geoespaciais diversas e completas da infraestrutura urbana e rural. “Estas imagens possuem parâmetros de posicionamento que possibilitam a criação e implementação de projetos de conservação e melhorias da estrutura urbana e rural do município sem a necessidade de ir a campo”, completou o coordenador.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Fávaro diz que não vê necessidade de leilão de arroz, neste momento – ccnnews.com.br

    Artigo anterior

    Dólar cai para R$ 5,56; Haddad atribui redução a comunicação bem-feita

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *