Na manhã desta terça-feira (16), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, realizou uma visita às obras de esgotamento sanitário, no bairro do Centro. A visita teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos e garantir que os prazos estipulados sejam cumpridos. Com o investimento de R$174 milhões, com recursos do PAC/FGTS e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as obras de esgotamento sanitário já estão com 65% dos trabalhos concluídos.

Quando finalizada esta principal etapa, que se constitui na estruturação para o acolhimento dos resíduos com encaminhamento para as estações elevatórias e despejo final no emissário submarino em Salvador, iniciarão as etapas finais, com a progressiva ligação dos imóveis ao sistema, como detalhou Gustavo Maior, auxiliar de esgotamento da EMBASA. “A obra está sendo realizada para beneficiar todos os munícipes de Lauro de Freitas. São várias fases da obra, nesse primeiro momento vai atingir 70% do esgotamento sanitário, e depois vem as fases posteriores. Concluindo a obra vem a parte dos testes, operação assistida, colocação dos equipamentos e a parte da ligação dos moradores”, explicou Gustavo. Ao final, de todas as etapas já projetadas, Lauro de Freitas estará com 100% de esgotamento sanitário.

A intervenção abrange um conjunto de ações que irão impactar diretamente na saúde pública, melhoria na qualidade de vida da população, redução das doenças e preservação do meio ambiente, como ressaltou a gestora municipal.  “Estou aqui fazendo uma visita a uma das maiores obras que está acontecendo nessa Região Metropolitana, que é o esgotamento sanitário de toda cidade de Lauro de Freitas. Fizemos a visita à Estação elevatória principal, e tivemos uma aula por parte da Embasa de todos os procedimentos que serão feitos e os que já estão sendo feitos. Daqui até o final deste ano essa fase da obra será concluída. É uma obra que causa transtornos passageiros mas que nos traz benefícios definitivos, principalmente para o meio ambiente e para saúde do nosso povo”, esclarece Moema.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), Manoel Carlos (Carlucho), acompanhou a visita e destacou a importância da obra. “É uma obra que vai atender plenamente a questão de esgotamento sanitário de Lauro de Freitas. É algo para se comemorar, vai melhorar a qualidade de saúde das pessoas e o meio ambiente. Vamos ter uma cidade mais limpa, mais agradável para todas as pessoas”, concluiu o secretário.

Texto – Yandra Barros

Foto – Lucas Lins

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Apoio de Lula e Jerônimo amplia vantagem de Zé Neto em Feira de Santana, aponta pesquisa – ccnnews.com.br

    Artigo anterior

    Ministra da Saúde comemora dados da imunização infantil

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *