Lauro de Freitas sediou, nesta sexta-feira (10), o Seminário Modalidades Paralímpicas, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por meio da sua área de Educação Paralímpica. A atividade foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, no Centro.

O evento, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA, Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBA) e a Secretaria de Trabalho, Lazer e Esportes (SETREL) de Lauro de Freitas, foi iniciado com a fala de David Farias Costa, coordenador da Educação Paralímpica, que detalhou algumas ações do CPB.

Davi Farias ainda reforçou o objetivo do seminário de formar profissionais. “Estamos aqui em nosso ponto de partida, para a partir de agora a gente dê continuidade a uma sequência de ações visando a formação dos profissionais de educação física e os demais profissionais que atuam na educação, para que a gente consiga disponibilizar efetivamente o acesso a atividade física, o acesso ao esporte para pessoas com deficiência, incluindo jovens, crianças e adultos de Lauro de Freitas”.

O secretário da SETREL, Wilson de Souza, falou sobre a importância do papel social do seminário. “Essa agenda criou uma expectativa para a gente, pelo formato, pelo alcance. Mas, principalmente pelo diálogo social que nós estamos fazendo, compreender o papel do esporte e a visão inclusiva que coloca o esporte nessa luta contra o capacitismo é muito importante. E nós, em uma discussão como essa, ampliando a relação com as mais diversas modalidades, para que a gente possa pensar em alto rendimento no esporte paralímpico”.

O Grão Mestre Márcio Mascarenhas, vice-presidente da associação esportiva baiana de taekwondo, fez questão de participar do seminário. “É muito importante para a gente participar e se atualizar desse tipo de evento, afinal hoje temos uma sociedade cada vez mais inclusiva. No taekwondo, nós temos esse trabalho inclusivo, então tem um significado muito importante, e acredito que todas as modalidades deveriam participar desse tipo de evento”.

Para obter mais informações ou sanar dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.

 

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Aeronaves privadas de São Paulo levam 2,5 toneladas de doações ao RS

    Artigo anterior

    Lula entrega 914 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Maceió

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *