Foto: Bruno Concha/Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), está promovendo uma série de treinamentos para incentivar boas práticas sanitárias na comercialização de alimentos em shoppings centers da capital baiana. Nesta quinta-feira (6), os agentes estiveram no Shopping da Bahia, onde aproximadamente 30 lojistas assistiram à palestra da subcoordenadora de Alimentos, Processos e Licenciamento Sanitário, Gilmara Sodré, e da chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito.

Na ocasião, foram abordados temas como as normas sanitárias para conservação, armazenamento e exposição dos alimentos; fracionamentos de produtos perecíveis como queijo, presunto, calabresa e afins; e riscos sanitários. Além disso, também foram abordadas as penalidades previstas, caso a empresa não cumpra com as normas estabelecidas; e segurança e saúde do trabalhador, dentre outros assuntos.

“Esses encontros são importantes como forma de a Vigilância Sanitária falar sobre o seu trabalho e regras sanitárias para o consumo e comercialização segura de alimentos. Nós apresentamos como são feitas as ações de fiscalização, esclarecendo dúvidas caso existam, relacionadas ao procedimento de exigências e também ao licenciamento sanitário”, explica Gilmara.

Orientação – A coordenadora da Associação de Lojistas do Shopping Center Iguatemi Bahia (Alscib), Helenice Weber, conta que a parceria com a Visa é antiga, sempre procurando atualizar os lojistas na questão das boas práticas. “As exigências são muitas, tanto do cliente como do lojista que entende que precisa ofertar o melhor”. Hoje, o Shopping da Bahia possui mais de 80 operações de alimentos, espalhados nos três andares do centro comercial.

O empresário Luciano Azevedo atua no ramo alimentício há 25 anos e aprovou o encontro. “É fundamental porque faz essa ligação da oferta com a demanda. A Vigilância faz a orientação e nós apresentamos nossos desafios. A orientação é importante para as nossas práticas, para que a gente possa oferecer alimentos seguros”.

A lojista Aline Oliveira trabalha há três anos em uma hamburgueria e também fez questão de participar do evento. “Acho isso fundamental, porque é sempre bom estar ciente das coisas, aprender coisas novas, interagir e entender o processo. Espero que tenhamos novos encontros para conhecer cada vez mais o assunto com a Visa”.

O treinamento vai passar ainda pelos Shoppings Paralela, Salvador, Bela Vista e Lapa e novamente no Shopping da Bahia no mês de julho.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

Redação

Prefeitura alcança marca de 5,2 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo emitidas em Salvador

Artigo anterior

Lauro de Freitas adere ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Salvador