Praia-de-Ipitanga-Salvador-BA-Foto-Arisson-Marinho-Correio

A Prefeitura de Lauro de Freitas esclarece que a faixa de praia que se estende de Ipitanga até Buraquinho está totalmente coberta por salva-vidas, garantindo a segurança dos banhistas. O incidente de afogamento registrado recentemente ocorreu em um trecho pertencente ao município de Salvador. Mesmo assim, nossa equipe de salva-vidas permanece atenta e pronta para agir em qualquer situação que exija intervenção, reforçando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os frequentadores das praias.

O empilhador de supermercado Lucas Santana, 24 anos, está desaparecido desde que entrou no mar, na Praia de Ipitanga, em Salvador, na tarde deste domingo (18). Ele entrou na água acompanhado de uma amiga e os dois foram arrastados pela correnteza. A mulher conseguiu sair com a ajuda de banhistas, foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e está fora de perigo.

Nesta segunda-feira (19), familiares e amigos de Lucas passaram o dia acompanhando o trabalho de resgate. Eles montaram uma tenda improvisada na areia e alguns caminharam pela praia na tentativa de avistar algum sinal de Lucas no mar. Enquanto isso, bombeiros e equipe do Salvamar usavam motos aquáticas nas buscas. A mãe do jovem, Idalina Santana, contou que o filho saiu de casa por volta das 12h.

“Ele sempre vinha para Ipitanga, porque o tio dele tem uma barraca na praia. Ele cresceu nessa praia. Ontem (domingo), minha filha fez um bolo e Lucas disse para ela guardar o pedaço dele que ele comeria na volta. Ele passou na casa da amiga e os dois foram para a praia”, conta a mãe do jovem, emocionada.

Um dos amigos de Lucas, que trabalha como vendedor na praia e que pediu para não ser identificado, contou que encontrou com o jovem assim que ele chegou em Ipitanga. O vendedor contou que nos fins de semana a praia fica lotada, que no inverno os afogamentos são mais frequentes por causa das mudanças nas marés e se queixou da ausência de salva-vidas.

“A gente falou rapidamente e eu saí. Pouco depois, ouvi os gritos das pessoas e quando me aproximei vi a mulher na areia, recebendo ajuda dos banhistas. Ela estava vomitando e meio inconsciente. Procurei por Lucas e foi quando me disseram que ele tinha desaparecido”, contou.

Existe um posto de salva-vidas há cerca de 200 metros do local onde houve o afogamento, mas, segundo testemunhas, estava vazio no momento do acidente. Em nota, a Salvamar – que socorre os banhistas na região – confirmou que havia profissionais em operação no momento do incidente e está “analisando todos os detalhes para garantir que as melhores práticas de segurança continuem sendo aplicadas”.

Para esta operação, estão mobilizados 12 homens fixos, 3 profissionais de apoio, duas moto aquáticas, um drone e três viaturas. A ação de resgate pausou no fim da tarde e seguirá na manhã de terça-feira (20).

Nesta segunda-feira, banhistas se aproximaram para desejar força para os familiares e cobraram um posto fixo da Salvamar na praia. Lucas ainda não foi encontrado.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    OMS faz recomendações temporárias para situações de surto por mpox

    Artigo anterior

    Rosalvo apresentará ao MP todas as provas de regularidade com a Justiça Eleitoral – ccnnews.com.br

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *