Postos cheios, alta procura e uma preocupação: prevenir-se da gripe  no período chuvoso. A Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu neste sábado (13), o Movimento Nacional pela Vacinação, mais conhecido como ‘Dia D’, contra a Influenza. A ação, que teve iniciativa do Ministério da Saúde, foi impulsionada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e abraçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA). 

As Unidades de Saúde da Família Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca), Caji/Vida Nova (Caji), Vila Nova (Portão), São Judas Tadeu e Espaço Cidadão (Itinga), Chafariz (Centro) funcionaram de 8h às 12h. Já na Sala de Multivacinação do Parque Shopping da Bahia, as aplicações, que teve início às 10h, seguem até às 20h.

“Nossas crianças estão expostas aos vírus, principalmente nessa idade escolar, então, eu vejo como importante. A partir do momento em que ela começou a vacinação, diminuiu muito o problemas respiratórios. Tive respostas significativas e tenho que seguir essa linha de prevenção”, considerou Adriano Lopes, de 38 anos, pai da pequena Lara de 4 anos.

Além de Adriano, outros pais e idosos aderiram ao chamamento. É o caso de Maria Lucia. “Todo ano me vacino. Eu, minha mãe, meu irmão. Viemos todos aqui para se vacinar. É uma campanha maravilhosa e tomo todas as vacinas que são destinadas à minha idade”, disse a idosa. 
 

O secretário da SESA, Ricardo Silva, presente na ação, falou sobre a importância da vacinação e fala sobre o negacionismo existente na atualidade. “A campanha é importante. Nós em Lauro de Freitas estamos inteiramente empenhados em vacinar a população com grupos prioritários. Então, é convocar toda a população para se vacinar. É melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado. É preciso acabar com esse estigma de que vai piorar. Não, não é isso, principalmente para os grupos prioritários que estamos atendendo nesse primeiro momento”, declarou Ricardo. 

Para Adriana Rodrigues, de 38 anos, a campanha é importante. “Tem muitas crianças que estão sendo vacinadas. Graças a Deus, a caderneta dela está atualizada. A vacina é muito importante, porque evita muitas doenças. Sempre que tem, eu trago minha pequena”. Jéssica de Carvalho (29), moradora do Caji, não perdeu a oportunidade. “A vacina é importante para prevenir a doença”, resumiu a mãe do pequeno Luan, de 5 anos.

Representando a Sesab, Vânia Vanden Broucke, coordenadora de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (CIVEDI) da pasta, elogiou a gestão da prefeita Moema Gramacho. “Aqui na Bahia, começamos em março, por antecipação. Assim que as vacinas chegaram, nós iniciamos a distribuição. São 300 municípios participando dessa campanha. Nosso público alvo é vacinar 6 milhões de baianos, mas infelizmente a procura é baixa. Nossa vacina é atualizada. Hoje é para vacinar todos os grupos prioritários. Não podemos deixar a doença chegar primeiro, precisamos garantir a proteção. O objetivo é atender 90% da população em relação aos grupos. Parabéns ao município de Lauro de Freitas, que é pioneiro nessas campanhas. O importante é não deixar de se vacinar”, avaliou a Broucke.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de relicitação da BR-040

    Artigo anterior

    Saúde quer vacinar 130 mil indígenas até 12 de maio

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *