Aproximadamente 90 profissionais de educação física da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas estão participando de uma formação realizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com a CCR Metrô Bahia – via lei de incentivo ao esporte.
Com abordagem ampla sobre os esportes e uma metodologia voltada para as escolas, a capacitação foi iniciada nesta terça-feira (6) e segue até novembro. O curso é dividido em cinco módulos, como explicou Arlinda Viana, sub-coordenadora pedagógica do IEE. “Esse projeto que estamos aqui em Lauro de Freitas é o de formação de professores. São três módulos presenciais, começando hoje com o conteúdo: princípios do esporte educacional. Mais dois módulos à distância, por meio de webinários, finalizando com um seminário de boas práticas pedagógicas”.
Milena Farias, professora de educação física da rede municipal, acredita que formações como essa reafirmam a importância da educação física como componente curricular. “É muito positivo receber uma formação voltada para o esporte educacional. Aprendemos estratégias que nos ajudam a trazer as práticas esportivas de forma mais eficaz para a escola e para as crianças. Muitas pessoas confundem educação física com recreação, mas não é assim. Na escola, há um momento para o lazer e outro para a educação física, que é uma aula fundamentada, com conteúdo teórico, provas e planejamento. Tudo isso faz parte do nosso trabalho diário e essas formações nos ajudam a aprimorar ainda mais o nosso ensino”, enfatizou a docente.
Para Ana Paula Soares, articuladora da componente educação física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a capacitação tem como proposta a inclusão de todos, a construção coletiva, o respeito à diversidade, e a educação integral rumo à autonomia. “Desde 2019 começamos com esse movimento de implantação no Fundamental I. Então, essa formação é muito importante pois estamos nessa ação de estruturar todo o eixo pedagógico, vislumbrando um trabalho de equipe em rede”.
Comments