A Prefeitura de Lauro de Freitas recebeu uma comissão de servidores, na manhã desta quarta-feira (8/1), para tratar sobre a folha de pagamento dos funcionários da administração pública, referente ao mês de dezembro de 2024. Na ocasião, gestores de secretarias municipais ouviram atentamente cada demanda e se colocaram à disposição para buscar juntos uma solução que esteja aderente ao fluxo financeiro do município.
Na busca de soluções e na perspectiva de trazer de volta para o município o equilíbrio financeiro obrigatório por lei, o gestor da Secretaria da Fazenda, Ricardo Gois, sinalizou que a situação financeira da cidade é caótica, em tempo que discorreu sobre a declaração de estado de emergência e calamidade financeira no município de Lauro de Freitas, conforme publicação do decreto nº 5.432.
Primando pela eficiência e legalidade na aplicação dos recursos públicos, priorizando a sustentabilidade fiscal e o bem-estar social, Ricardo destacou que o encontro foi bastante produtivo. “Tivemos a oportunidade de passar algumas informações e disponibilizamos o extrato do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] para os presentes. A administração está sendo surpreendida a cada hora, gerando um imenso passivo para o município, é uma situação complexa, que requer um estudo de engenharia financeira”, explicou Ricardo ao relatar que: “a prefeita Débora está sensível e comprometida com a solução e nos determinou que buscássemos uma alternativa para resolver esse problema”, concluiu.
A gestora da Secretaria de Educação, Tamires Andrade, reforçou que o governo está determinado em garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais e a reestruturação financeira da cidade, buscando a eficiência e a legalidade na gestão dos recursos públicos.
Durante o encontro, Ricardo Gois se comprometeu em discutir com pastas correlatas da gestão e estudar possibilidades, com base na legalidade, a fim de apresentar uma solução. Participaram também da reunião, o secretário de Administração, Tassio Lima; a titular da Casa Civil, Fátima Barbosa; e o Chefe de Gabinete, Jonatas Passos.
Ainda estavam presentes na reunião, representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Rede Pública de Educação de Lauro de Freitas (Asprolf); do Conselho Municipal de Educação; dos classificados em concurso público de Educação; gestores de escolas públicas municipais; e a vereadora Luciana Tavares.
Comentários