A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), conta agora com novo veículo para realizar o georreferenciamento da cidade. Após um carro para fazer a atividade, chegou a vez de avançar para a aerofotogrametria.
Este serviço chamado de aerofotogrametria é realizado por uma aeronave tripulada, onde uma câmera de alta resolução com perfilamento a laser irá gerar imagens, inclusive em 3D. O novo investimento tem como objetivo reunir elementos necessários para execução de planejamento urbano, ambiental, regularização fundiária, entre outros. O equipamento será gerenciado pela Multi Geotecnologia.
O coordenador da Sefaz Ailton Borges falou sobre a importância do novo serviço para o município. “Lauro de Freitas está caminhando para se tornar cada vez eficiente no bom tratamento aos seus cidadãos e está mais perto de se tornar uma cidade digital”, afirmou.
Com a plataforma móvel terrestre foram captadas mais de 200 mil imagens de ruas (árvores, postes, bueiros, quebra-molas, sinaleiras, fachadas e imóveis). E agora, com a adesão da aerofotogrametria, uma certidão de limites e confrontações que levava 15 a 20 dias para ser realizada, poderá ser resolvida em apenas 1 hora. O uso dessa tecnologia também agiliza os processos administrativos e aperfeiçoa o atendimento ao cidadão laurofreitense.
Comentários