Ainda que com restrições, como a suspensão da apresentação de atrações culturais e a proibição das festas de largo, em função do aumento no número de casos ativos para a COVID-19 em Lauro de Freitas, as homenagens à Iemanjá acontecem nesta quarta-feira, Dois de Fevereiro, dia de render homenagens à rainha do mar e realizar a entrega dos presentes na Praia de Buraquinho, conforme a tradição.

As homenagens à Iemanjá serão iniciadas às 10h, com a chegada dos filhos e filhas de santo dos terreiros à Praia de Buraquinho, para recepção dos presentes e realização do Xirê, marcado para às 12h. Um pouco depois, às 14h, será dado início ao cortejo que levará os presentes de barco para entregá-los nas águas do mar. Dez terreiros do município participam das homenagens à Iemanjá deste ano.

Em campanha divulgada em suas redes sociais e site, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas ressalta a obrigatoriedade do uso de máscaras e manutenção do distanciamento social, medidas para evitar a proliferação do coronavírus. A gestão também está orientando sobre quais os tipos de presentes devem ser lançados ao mar, para evitar artefatos poluentes. A orientação é que se priorize flores, frutas e a tradicional alfazema sem a embalagem.

A suspensão da apresentação de atrações culturais e das festas de largo que fazem parte da tradição na data, atendem aos decretos municipais que vetam a realização de festas por parte da Prefeitura ou que contem com o apoio da administração municipal. Essa é mais uma medida para diminuir o número de casos ativos para a COVID-19 no município, que aumentou consideravelmente nos últimos dois meses, no entanto, segue mantida a celebração religiosa em homenagem à Iemanjá.

Jornalista: Rodrigo Castro



Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Anvisa recebe primeiro pedido de registro para autoteste de covid-19

    Artigo anterior

    Brasil tem 25,4 milhões de casos e 627,1 mil mortes por covid-19

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *