Imagem :Raphael Muller

O Programa Integra Jovem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas (SEMDESC), realizou a cerimônia de formatura das turmas de cursos de qualificação profissional, neste sábado (19). Após cinco meses de aulas, cerca de 100 estudantes receberam certificados e estão capacitados para exercerem competências nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e empreendedorismo.

Na cerimônia realizada no auditório do IFBA, em Itinga, a prefeita Moema Gramacho destacou o foco das qualificações para o mundo do trabalho. “Acredito que todas e todos que fizeram os cursos aproveitaram bastante, porque é importante ver nossos jovens integrados, capacitados para o mercado de trabalho. Hoje foram 100 estudantes que receberam os certificados, mas teremos mais outras turmas, porque vamos formar cada vez mais jovens”, apontou.

O secretário da Semdesc, Tito Coelho, avalia que a primeira turma concluiu os aprendizados com sucesso. “Conseguimos desenvolver o imaginário desses jovens, com perspectiva de futuro. O curso começou de modo geral e depois foi dividido nos quatro eixos de qualificações. Já temos outra turma que iniciou a formação e daqui a seis meses estaremos formando mais 100 estudantes, e a perspectiva é que entre março e abril nós façamos a seleção para a segunda edição do programa”, disse.

Uma das jovens participantes do programa foi Jade Evangelista, 17 anos, que cursou a qualificação em administração. Ela escolheu essa área por ter identificado maiores chances no mercado de trabalho. “Desde o início, o curso foi algo bem espontâneo, participativo, com várias dinâmicas. Foi uma oportunidade que eu agarrei e estou aqui agora me formando. Como eu pretendo fazer graduação em Gestão Ambiental, esse curso em ADM vai contribuir bastante também”, avaliou.

A primeira edição do Programa Integra Jovem contou com o apoio do Edital Itaú Social 2021 e com a parceria da faculdade Unime Lauro de Freitas. 

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Educação define critérios para matrícula na rede municipal de Lauro de Freitas em 2023

    Artigo anterior

    População de Lauro de Freitas pode contribuir com Lei de Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *