Foto: Claudionor Jr./GOVBA

O atendimento odontológico realizado pelo governo do Estado, por meio do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, foi iniciado, nesta terça-feira (2), nos municípios de Santa Terezinha, Brejolândia, Campo Formoso e Juazeiro, e prossegue nestes locais até 6 de maio. Após este período, novos municípios serão contemplados: Iaçu e Tabocas do Brejo Velho. A iniciativa já passou por mais de 30 municípios baianos, incluindo Salvador.

No Odontomóvel, que é instalado em carretas equipadas como consultório, estudantes e educadores da rede estadual de ensino têm acesso a serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; e exame radiológico. A previsão é que o programa alcance cerca de 65 mil estudantes. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Em Brejolândia, o estudante Carlos Andrey Diniz, 17, 3º ano, do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, recebeu atendimento na unidade móvel estacionada na frente da sua escola. “Acho muito importante esse tipo de serviço gratuito na escola, pois beneficia muitos estudantes. Acabei de fazer limpeza nos dentes e estou satisfeito, pois estava precisando ir ao dentista”, afirmou.

A estratégia “Odontomóvel: saúde bucal itinerante” é uma ação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Para o acesso ao serviço, é preciso apresentar o Cartão do SUS e documento de identidade. No caso de menor de idade, é preciso que a mãe ou o pai ou o responsável assine o termo de consentimento entregue pela escola. Nos odontomóveis atuam, simultaneamente, até 10 dentistas de diversas especialidades, além de outros profissionais que atendem na parte de acolhimento e identificação de prioridades.

Confira a programação do Odontomóvel para os próximos dias:

Santa Terezinha: Colégio Luis Eduardo Magalhães – 2 a 6 de maioBrejolândia: Colégio Luis Eduardo Magalhães – 2 a 6 de maioCampo Formoso: Colégio Estadual Hilda Monteiro Menezes – 2 a 20 de maioJuazeiro: Colégio Estadual Dona Guiomar Barreto Meira – 2 a 27 de maioIaçu: Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas – 8 a 13 de maioTabocas do Brejo Velho: Colégio Estadual Leônidas de Araújo Silva – 8 a 13 de maioItaeté – Colégio Estadual José Américo Araújo – 15 a 20 de maioSerra Dourada: Colégio Estadual São Gonçalo – 15 a 20 de maioIramaia: Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães – 22 a 24 de maioSítio do Mato: Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário – 22 a 27 de maioSaúde: Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro – 22 a 27 de maioContendas do Sincorá: Colégio Estadual Doutor Luiz Edson de Gouveia – 25 a 27 de maioTanhaçu: Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães – 29/05 a 03/06Caldeirão Grande: Colégio Estadual Rômulo Galvão – 29/05 a 03/06Curaçá: Colégio Estadual Manoel Novaes – 29/05 a 10/06

Fonte: Ascom/SEC

Secom/BA

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Camilo Santana defende aprovação de PL das Fake News

    Artigo anterior

    Pesquisadores apontam alto risco de volta da poliomielite no Brasil

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Bahia