Imagem :Danilo Magalhães

O sonho em se tornar cuidadora de idosos virou realidade para Rosenildes de Oliveira, de 40 anos. A moradora do bairro do Aracuí, em Lauro de Freitas, foi uma das 240 pessoas que participaram dos cursos de capacitação do Qualifica Bahia e nesta terça-feira (20), recebeu o tão esperado certificado, que reforça as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. 

Rosenildes conta que sempre teve vontade de fazer o curso, mas por estar desempregada não tinha a oportunidade. “Eu tenho aptidão em lidar com idosos e descobri isso por acaso, quando um idoso da minha família precisou de cuidados. Mas, para conseguir tornar isso minha profissão, precisava desse certificado e hoje eu conquistei”, celebrou. 

O Programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, realizada através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE e em Lauro de Freitas recebe o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL). 

Na opinião da estudante Beatriz Ester, 18 anos, o Qualifica Bahia abriu uma oportunidade que há muito tempo ela buscava. “É difícil se qualificar quando não se tem renda. Hoje me sinto com a autoestima reforçada para ir buscar minha colocação no mercado”, disse. Ela fez o curso de Marketing Digital. 

As aulas aconteceram durante os dias úteis da semana sempre no período vespertino em equipamentos da rede municipal. Durante 28 dias, homens e mulheres maiores de 18 anos foram capacitados em cursos como cabeleireiro, maquiador, recepcionista de hotel, manicure e pedicure, cuidador de idosos, panificação, doces e salgados, eletricista e marketing digital. Além das aulas, os alunos receberam uma bolsa para auxiliar no custo do transporte, material didático e fardamento. Novas turmas serão abertas em 2023.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Nova Delegacia Territorial é entregue em Ribeira do Amparo

    Artigo anterior

    Jovens baianas utilizam fibra da palma para desenvolver filtro de baixo custo

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *