Volodymyr Zelensky (Foto: Reuters)

(Sputnik) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o “plano de ação” adotado na conferência sobre a Ucrânia, organizada na Suíça, será entregue à Rússia antes da segunda cúpula.

A Suíça está sediando uma conferência de alto nível sobre a Ucrânia no resort de Buergenstock, nos arredores de Lucerna, de 15 a 16 de junho. Cerca de 92 países e 55 chefes de Estado confirmaram sua participação, assim como oito organizações, incluindo a União Europeia, o Conselho Europeu e as Nações Unidas. A Rússia não recebeu um convite, mas mesmo se tivesse recebido, não participaria da conferência, disse Vladimir Khokhlov, porta-voz da embaixada russa em Berna, à Sputnik em abril.

“Não há Rússia aqui hoje … Devemos decidir juntos o que uma paz justa significa para o mundo e como ela pode ser alcançada de maneira verdadeiramente duradoura. A Carta da ONU é a base para nós. E então, quando o plano de ação estiver na mesa, acordado por todos e transparente para as nações, ele será comunicado aos representantes da Rússia, para que possamos pôr um fim real à guerra na segunda cúpula pela paz”, disse Zelensky, citado pelo portal de notícias Ukrainska Pravda, no sábado, durante a sessão plenária da conferência.

Na sexta-feira, Putin disse que a Rússia cessaria imediatamente o fogo e iniciaria negociações com a Ucrânia após Kiev retirar as tropas do território das novas regiões da Rússia e abandonar oficialmente os planos de se juntar à OTAN. Zelensky chamou a proposta de Moscou de ultimato, enquanto seu assessor Mikhail Podolyak disse que as novas iniciativas russas supostamente não continham uma “proposta de paz real”.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo

    Artigo anterior

    Empresas apostam na bioeconomia como modelo de desenvolvimento

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *