Koanza – Foto: Edgar Azevedo
Dezembro está chegando e, com ele, a última edição de 2022 do Domingo no TCA, encerrando o 16º ano de história deste projeto que abre as portas da Sala Principal do Teatro Castro Alves para grandes espetáculos e variados públicos ao preço de R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia). Quem sobe ao palco neste momento é o ator Sulivã Bispo, na peça “Koanza: do Senegal ao Curuzu”, dirigida por Thiago Romero e que, nesta edição especial, receberá participações de Ilê Aiyê, AfroBapho e Nildinha Fonseca. A sessão será no dia 4, às 11h, e os ingressos são vendidos apenas no dia do evento, no local, a partir das 9h, com acesso imediato à plateia do teatro.
Sucesso de público nas temporadas que fez no Teatro Sesi Rio Vermelho e na Sala do Coro do TCA, com ingressos esgotados, o espetáculo é protagonizado pela personagem Koanza, uma senhora riquíssima nascida no Senegal. Bem-sucedida no comércio de joias e tecidos senegaleses para a diáspora negra, makota (cargo feminino de grande valor no Candomblé), sofisticada e moradora do Corredor da Vitória, em Salvador, ela é uma mulher de saberes ancestrais, chique e consciente do mundo desigual em que vivemos, comprometida com um papel ativo na reafricanização e nas lutas antirracistas, que ela refina com empenho, elegância e humor.
“Koanza denuncia o racismo que sofro cotidianamente e tem uma força que eu não sei se tenho”, descreve Sulivã. “Ela trata as questões de uma forma muito didática e poética e, às vezes, fala umas coisas difíceis que eu não sei o que ela está falando… E, aí, eu fico brincando se ela seria uma entidade ou o meu alter ego, mas a realidade é que eu admiro muito Koanza: ela é uma referência, como tantas mulheres que me cercam, me moldam e me ensinam muito”, completa o artista.
Para o diretor Thiago Romero, Koanza é mais um passo que Sulivã Bispo dá no sentido de trazer à cena narrativas que pautam sua vida. “Acredito que Koanza aprofunda minha parceria com Sulivã no sentido da construção de solos a partir de personagens que trazem como debate o racismo religioso e tantas intolerâncias. Seguimos procurando formas poéticas e de utilização do humor como ferramentas potentes para o encontro com o espectador”, comenta ele.
Em “Koanza: do Senegal ao Curuzu”, a personagem volta à Bahia, após um tempo morando na África, com a missão de combater o crescente domínio do cristianismo dos discursos que se voltam contra os cultos de matriz afro-brasileira. Ao chegar, ela encontra o Brasil imerso em um turbulento processo político e racial, tendo à frente um presidente evangélico. É quando ela se vê desafiada a salvar o Curuzu das mãos da opressão religiosa e política, e encontra muitas dificuldades para tal missão. Diante dessa encruzilhada, surge um espetáculo cômico.
Completam a ficha técnica Nildinha Fonseca (direção de movimento/coreografia), Filipe Mimoso (direção musical), Renato Carneiro (figurino), Guilherme Hunder (cenário), Alisson de Sá (iluminação), Beberes (maquiagem), Larissa Libório (direção de produção), Bergson Nunes e Sidnaldo Lopes (assistência de produção) e Carolina Magalhães (design/arte).
Domingo no TCA
O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.
SERVIÇO
Domingo no TCA
“Koanza: do Senegal ao Curuzu”
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quando: 4 de dezembro de 2022 (domingo), 11h
Quanto: R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia)
Vendas somente no dia, a partir de 9h, com pagamento apenas em dinheiro e acesso imediato do público
Classificação indicativa: Livre
Fonte: Ascom TCA
Secom/BA
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