Com o tema geral “Chegue pra lá com o seu preconceito, porque o meu orgulho quer passar”, o Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis e Transexuais de Itinga (CLBG), com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, realiza a Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga, de 23 a 28 de agosto. Palestras, ações de saúde, recital de poesia e atividade esportiva, além de parada cultural, estão na programação.
Segundo Joselia dos Santos, presidente do coletivo CLBG, a semana reflete um trabalho de acompanhamento com a comunidade. “Ao longo dos últimos meses verificamos as necessidades da comunidade e a partir disso pensamos em trazer a cada dia um tema específico. Um deles, bem recorrente, é a violência estrutural dentro das escolas. Nisso vamos levar palestras para esses espaços. A semana de atividades finaliza com parada do orgulho, onde teremos shows e performances artísticas”, relatou.
A programação da semana será aberta com a palestra “Juventude e Violência LGBTQIA+”, marcada para às 18h, na Escola Municipal Eurides Santana, no dia 23/08. Ainda na esfera da educação, o coletivo realiza outra palestra, no dia 24/08, na Escola Municipal Solange Coelho, com o tema “Violências e Suas Consequências com LGBTQIA+”.
O terceiro dia (25/08) chega com serviços da atividade “LGBTQIA+ em Ação”, na AR de Itinga, onde serão disponibilizados cadastro do CadÚnico, testagem CTA, atendimento RH, consulta com oftalmo, ID Jovem, Cartão SUS e atendimento jurídico, das 8h às 12h.
Na sequência, no dia 26/08, será realizada a “Noite de Recital e Poesia LGBTQIA+”, além da palestra “Combate às fake news, intolerância religiosa e as violências contra a comunidade LGBTQIA+, na Escola Municipal Dois de Julho, a partir das 18h. No quinto dia (27/08) ocorre o “Mini Torneio em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica”, na Escola Municipal Dois de Julho, às 7h.
Para finalizar a semana, o Coletivo promove a “V Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga”, no dia 28/08, com shows das bandas Viola de Doze e João Barreto, além de apresentações de transformistas e de grupos culturais de dança. A concentração será na Praça do Terraplac.
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
function shareFacebook(url){
var w = 630;
var h = 360;
var left = screen.width/2 – 630/2;
var top = screen.height/2 – 360/2;
window.open(‘https://www.facebook.com/sharer.php?u=’+url, ‘Compartilhar no facebook’, ‘toolbar=no, location=no, directories=no, status=no, ‘ + ‘menubar=no, scrollbars=yes, resizable=no, copyhistory=no, width=”+w+ “, height=” + h + “, top=’ + top + ‘, left=” + left);
}
Comentários