Foto: Manu Dias/GOVBA
Em um ato bastante concorrido e com a participação de presidentes de várias modalidades esportivas, atletas, alunos de projetos sociais, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), lançou, na manhã desta quarta-feira, 21, a edição digital da revista de balanço das ações e apresentou dados do primeiro relatório do Novo Censo Esportivo da Bahia, ação que começou a ser desenvolvida em junho de 2021 e que já apresenta os primeiros resultados.
Leia aqui a revista Sudesb em Ação
Também presente ao lançamento, realizado no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais da Bahia, a equipe de servidores da Sudesb pode ver, por meio da publicação apresentada pelo diretor geral da autarquia, Vicente Neto, a sistematização do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos na construção e execução das políticas públicas voltadas para fortalecer o esporte baiano.
Ao falar ao público presente, o gestor da Sudesb agradeceu aos colaboradores técnicos presentes, destacando, também, a importância do estreitamento da parceria mantida com federações esportivas das mais diferentes modalidades para a execução das políticas públicas.
“Mesmo enfrentando a pandemia, a Sudesb conclui este período com um leque de entregas e realizações que coloca o esporte baiano em um patamar de desenvolvimento jamais visto em nosso estado. Sabemos que muito há ainda por ser feito, no entanto avançamos enormemente nos últimos anos e queremos avançar ainda mais no novo governo que se inicia agora em janeiro”, afirmou Vicente.
O crescimento apontado pelo gestor pode ser visto nas 46 páginas da publicação, onde podem ser conhecidas as inúmeras ações nas áreas de infraestrutura esportiva e fomento ao esporte. No levantamento apresentado, chama a atenção o investimento em obras, que nestes últimos quatro anos somaram R$348,5 milhões em 403 equipamentos já entregues ou em construção espalhados em 215 municípios do estado da Bahia.
Também presente ao ato, o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressaltou a importância de todo o investimento que vem sendo feito em prol do esporte da Bahia. “São ações na infraestrutura, no fomento à iniciação esportiva e na realização de eventos e também no apoio direto aos atletas. Somente no FazAtleta, foram R6 milhões investidos por meio de isenção fiscal. Enquanto o atual governo federal, que felizmente se encerra na próxima semana, desmontou todas as políticas de esporte do país, na Bahia, nosso Governo fez o caminho contrário, investindo e apostando no talento dos nossos jovens e também criando as condições necessárias para a prática do esporte”, destacou.
Censo Esportivo – O primeiro relatório do Censo Esportivo da Bahia foi apresentado pelo diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Brandão. Dentre informações contidas no documento, a informação de que do total de entidades gestoras municipais baianas, 54% são secretarias. Outra informação revelada e muito importante para quem atua na área é o fato da não existência de conselho para o esporte em 91,92% dos municípios, apesar do importante papel que representa este fórum para a formulação das políticas públicas no esporte.
Reproduzindo uma cultura observada em várias instâncias de poder, o sexo masculino predomina no principal cargo de gestor das entidades (87,4%); 64,57% declaram-se da raça parda e 34,82% informam ter idade entre 41 e 50 anos. O Censo Esportivo da Bahia prossegue em 2023.
A realização do Censo esportivo é fruto de parceria da Sudesb e o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, ligado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), firmada por meio de Termo de Cooperação.
Ao final deste levantamento, o Governo do Estado e todos os municípios conhecerão no detalhe o perfil da gestão do esporte baiano em seis áreas: Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
Secom/BA
Comentários