Saúde

Profissionais da Atenção Básica de Lauro de Freitas são capacitados em Anemia Falciforme


13/12/2022 12:00

Imagem :Raphael Muller

A Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), promoveu mais um curso de qualificação, voltado para a educação continuada e reciclagem dos profissionais que atuam na Atenção Básica do Município. A atividade foi marcada por quatro aulas presenciais, chegando ao seu encerramento nesta terça-feira (13), com considerações sobre o sistema de saúde, racismo estrutural e conceitos acerca da Anemia Falciforme. A atividade aconteceu na Faculdade Unime, com a confecção de certificado para todos os participantes.

Para a palestra, foi convidada a servidora da SESAB e coordenadora do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra,  Ubiraci Matilde de Jesus, que abordou diversos pontos importantes para melhor compreensão da saúde pública, diretrizes e papel da comunidade como coparticipante do SUS. “O papel do Estado é subsidiar o município no que tange a todas as políticas e todos os problemas de saúde. Temos o compromisso de educar os profissionais a não encarar apenas a doença. Buscamos mostrar como reduzir os impactos na população. Trabalhamos a prevenção, para promover a saúde”, disse a coordenadora.

Entre as profissionais que participaram da capacitação, estava a enfermeira Nadja Souza, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Israel Moreira. Ela elogiou a iniciativa da gestão pública em proporcionar essa educação continuada aos profissionais que atuam diariamente com a saúde. “Eu vim até aqui buscar conhecimento e estou saindo muito satisfeita. A doença falciforme é prevalente da população negra, mas isso não significa que seja exclusiva. Então alguns esclarecimentos foram importantes para evitar preconceitos e favorecer um atendimento mais qualificado”, comentou a enfermeira.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Maioria da população brasileira acredita na ciência, aponta pesquisa

    Artigo anterior

    Portal Transparência Bahia está entre os líderes do país em ranking da USP

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *