87 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Lauro de Freitas receberam, na tarde desta quarta-feira (6), kits de materiais esportivos, que serão destinados para os alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Para serem contemplados, os docentes participaram do curso de ‘Formação Continuada em Esporte Educacional’, que teve cinco módulos e duração de 86h. A solenidade de entrega aconteceu no Colégio de Tempo Integral de Portão.
Cada escola teve dois representantes, entre professor (a), gestor (a) ou coordenador (a). As turmas do Fundamental I receberam o kit contendo: 02 bolas de basquete, 02 bolas de futebol, 02 bolas artilheiro, 02 bolas adicionais, 02 cones, 02 bambolês, 01 elástico, 01 quadro e 01 corda elástica. Já os alunos do Fundamental II foram beneficiados com 01 bola de basquete, 01 bola de vôlei, 01 bola de futebol, 01 bola artilheiro, 01 bola adicional, 02 cones, 02 bambolês e 01 elástico branco.
Foto: Danilo Magalhães/PMLF
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), é realizada em parceria com o Instituto (IEE) e a CCR Metrô Bahia.
Representando o IEE, Arlinda Viana, subcoordenadora pedagógica do órgão, parabenizou os docentes pela conclusão do curso e elogiou a parceria com a gestão municipal. “Essa parceria surgiu no início do ano, via Lei de Incentivo ao Esporte, onde os financiadores investem através dessa lei e são eles quem decidem onde querem que esse curso seja ministrado. A CCR indicou Lauro e iniciamos todo o processo. É um curso de qualificação profissional com a metodologia do esporte educacional, que tem como premissa cinco princípios: inclusão, construção coletiva, educação integral, autonomia e diversidade. Então, é a partir destes cinco princípios que as aulas são ministradas com outros olhos. O esporte é para todos e não só de rendimento”, explicou Viana.
Representando a SEMED, Nadjena Miranda, coordenadora de Educação Básica, afirmou que a formação para os profissionais de Educação Física é de suma importância. “A Educação Física está para além desse processo de uma quadra e uma bola. Ela traz junto consigo um conhecimento sobre o corpo desse aluno, que está situado para um processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é aprimorar ainda mais esse processo a partir dessa disciplina”, pontuou a coordenadora.
Ana Paula Soares e Verônica Vieira foram as articuladoras da SEMED durante todo o processo. “É um momento satisfatório. Foi um longo período de estudo e investimento de tempo, buscando avançar na Educação em 2025, com todas as escolas recebendo os kits esportivos e também com uma nova forma didática de dar aula. Essa conquista é um triunfo para as turmas do Fundamental I e II”, disse Ana Paula. “A certificação foi essencial para a nossa classe. Todos os formados irão engrandecer ainda mais os nossos currículos”, completou Verônica.
“A educação vem se transformando a cada ano. São necessidades que precisamos atender, demandas que vão surgindo e os processos educacionais precisam evoluir, no sentido de oferecermos melhor qualidade de ensino. Uma formação como essa é importantíssima para que possamos seguir na trilha da educação. O kit veio em um bom momento para que possamos materializar o nosso trabalho juntamente com as crianças. A educação pode dar a esses jovens um caminho em suas vidas”, analisou Gleidson Santos, professor de Educação Física na Escola Municipal Cidade Nova.
Foto: Danilo Magalhães/PMLF
Secom/LF
Comentários