Duas equipes de futebol de Lauro de Freitas entraram em campo nas finais da Taça das Favelas 2023, neste sábado (18), e trouxeram os títulos de campeões para casa. Os times de Areia Branca, no feminino, e de Portão, no masculino, levantaram a taça nas disputas realizadas no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Agora, as equipes vão representar o Estado da Bahia na fase final do campeonato nacional, em São Paulo.
No emocionante confronto feminino, o time de Areia Branca conquistou o título ao vencer Alagoinhas por 2×0. A primeira final no estádio foi marcada pelo gol no primeiro tempo, seguido por outro no segundo, garantindo a vitória para o time verde e branco.
Já na final masculina, a equipe de Portão levantou a taça ao vencer o Itinga, outro time de Lauro de Freitas, por 2×0. Portão abriu o placar no primeiro tempo e ampliou a vantagem no início da segunda etapa, assegurando a vitória e a celebração para a torcida com uniforme vermelho e branco.
A prefeita Moema Gramacho marcou presença em Pituaçu “Fiquei muito feliz em acompanhar os jogos que garantiram os títulos de campeões para os times de Lauro de Freitas no feminino e no masculino! Areia Branca e Portão agora vão disputar a final em São Paulo e continuaremos torcendo por eles e elas”, comemorou.
Realizada desde 2012 pela Central Única das Favelas (CUFA), a Taça das Favelas percorre os estados do Brasil, com jogos masculinos e femininos, para fomentar o esporte em comunidades periféricas. Os campeões de cada estado, incluindo os times de Lauro de Freitas, disputarão a fase final em São Paulo, de 8 a 17 de dezembro, com a grande decisão prevista para 13 de janeiro.
Para o Secretário de Cultura do município, André Pereira, a Taça das Favelas é um evento de grande importância. “Foi muito emocionante pra gente. Colocar atletas da nossa comunidade, dentro de uma competição nacional, com visibilidade de TV aberta, é o sonho de muitos jovens da periferia. E a gente ser premiado, com duas equipes finalistas na Bahia é fantástico. Sinal que nós temos muitos talentos tanto na área esportiva, quanto na área cultural”, ressaltou.
Comentários