Imagem :Raphael Muller

“Vamos valorizar esse fazer cultural e enxergar a cultura como desenvolvimento”. A declaração é do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, durante o lançamento da 9ª convocatória do projeto “Ocupe seu Espaço”, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (07), no Cine Teatro, que fica no Centro de Lauro de Freitas. O objetivo é dinamizar a programação artístico-cultural de 14 Espaços Culturais na capital e interior. 

O secretário destacou o tema da ação, que tem relação com o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Segundo o gestor, além de incorporar temas importantes para o estado, para a população, o Bicentenário não é uma discussão limitada. “É sobre o papel das instituições diante da história. É o conhecimento da verdadeira história. A história da independência é a história do povo. É preciso valorizar, porque a cultura é muito viva na Bahia”, disse.

O investimento para a área é proveniente da Lei Paulo Gustavo. “É o primeiro momento com a Lei Paulo Gustavo e já está acontecendo. Com o recurso chegando, vamos disputar, acessar e mostrar o nosso fazer cultural. É preciso ocupar os espaços com a cultura e a arte. A decisão do governo é transformar as escolas em espaços culturais. A gente vai chegar junto para garantir que as coisas aconteçam”, garantiu. Bruno entende que é preciso se desenvolver economicamente. “A cultura é uma possibilidade de expressão, mas também é de trabalho, de renda. Precisamos fazer da cultura para além do espaço”, completou.

André Pereira, secretário Municipal de Cultura e Turismo, iniciou sua fala parabenizando a ação do secretário e do governador Jerônimo Rodrigues. “Agradeço por retomar essa iniciativa, é uma iniciativa importantíssima, de renascença da nossa cultura. A gente sabe o que passamos nos últimos anos”, analisou. O “Ocupe Seu Espaço”, de acordo com André, traduz exatamente a necessidade de fazer o incentivo para que as pessoas ocupem os espaços culturais. “Esperamos que elas possam fazer suas manifestações nos espaços, tanto estadual, quanto municipal, para que possamos garantir o fazer a nossa cultura, que traduz nossa personalidade e agora é o momento da gente avançar. Tenho certeza que os próximos anos serão engrandecedores da nossa cultura, tanto da Bahia, quanto do Brasil”, analisou.

Para Evandro Neves, Conselheiro de Cultura na área audiovisual, a iniciativa é classificada como importante. “Esse encontro de hoje foi muito importante para o nosso município. Foi apresentado aqui um empenho e real interesse por parte do secretário. A cultura teve voz. Lauro de Freitas segue lutando, os artistas seguem lutando, buscando seu lugar ao sol. Ainda melhor agora com essa gestão. Espero que tudo o que foi conversado seja levado a frente”, projetou. 

Podem participar da convocatória pessoas físicas com 18 anos ou mais, e pessoas jurídicas de direito privado que comprovem atuação na área cultural. As inscrições ficam abertas a partir desta terça-feira (8) até dia 26 de agosto. A convocação visa ocupar pautas de 02 de outubro a 29 de fevereiro de 2024 e podem ser feitas de forma online. 

 

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Pix bate recorde e supera 140 milhões de transações em um dia

    Artigo anterior

    Lauro de Freitas se consolida entre as cinco melhores cidades da Região Nordeste em serviços urbanos e qualidade de vida

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *