A II Mostra de Trabalhos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola Municipal Douctor Paulo Malaquias de Mello, em Portão, surpreendeu a comunidade escolar ao proporcionar uma experiência sensorial envolvente. A exposição revela os progressos anuais das crianças e explora os sete sentidos: visão, audição, paladar, tato, olfato, vestibular e proprioceptivo.

Uma das professoras do AEE, Jane Vilela, destaca a necessidade de comunicação entre a sala de recursos multifuncional e a comunidade escolar, justificando a realização da mostra na escola. “Ano passado fizemos apenas a mostra do trabalho desenvolvido pelos alunos. Este ano, além de expor o que eles produziram, trouxemos essa abordagem sensorial”, explicou. 

Dentro da sala, um circuito foi montado para que todos os estudantes da escola e visitantes pudessem vivenciar estímulos sensoriais diversos. A abordagem, além da observação, ressalta o desenvolvimento sensorial no crescimento educacional das crianças.

Marina Pole, uma das alunas participantes das atividades sensoriais, revelou entusiasmo diante das descobertas proporcionadas pelos sistemas vestibular e proprioceptivo. Esses sistemas, que oferecem noção de movimento e controlam músculos e articulações para evitar colisões, representaram uma novidade para ela. “Eu gostei da experiência, de pisar nas caixas com cada coisa diferente. A que tinha as cascas de madeira foi a que achei mais diferente de sentir nos pés”, comentou a estudante do 3º ano. 

Na sala de Atendimento Educacional Especializado, onde também atua a professora Iara Bispo, 18 crianças são acompanhadas. No ambiente, as necessidades individuais são cuidadosamente consideradas e abordadas, para promover a inclusão e o desenvolvimento de cada aluno. 

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Arrecadação federal chega a R$ 215,6 bilhões em outubro

    Artigo anterior

    Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer ao ano entre 2023 e 2025

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *