O município de Lauro de Freitas segue avançando e na questão da geração de empregos é mais uma vez destaque nacional. Dados recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) colocam a cidade com o triplo de geração de emprego na Bahia, em relação a Salvador, 2ª colocada. De acordo com o Caged, Lauro teve um saldo de 2.278 novos postos no mês de maio. Esse número é decorrente da diferença de 6.207 admissões e 3.929 demissões no quinto mês do ano.
Para o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), Uilson de Souza, o resultado é para ser comemorado e faz jus as ações da pasta para a geração de emprego. “Estamos reabrindo o novo processo de seleção de vagas aqui no município. Essa seleção tem a ver com a nossa política pública de trabalho e emprego, que tem três frentes – a da intermediação, do atendimento ao cidadão e da qualificação profissional. É um processo que vem sendo construído no município em parceria com o Governo do Estado, e a política nacional, que é o Sistema Nacional de Emprego”, disse.
Segundo ele, as ações da pasta resultam em melhores condições de profissionalização e consequentemente preenchimento de vagas. “É uma ação contínua. Estamos sempre recebendo e atualizando cadastros dos munícipes, fazendo um processo constante de qualificação profissional, para que a gente possa atender essas vagas que forem intermediadas pelo município, com o objetivo de captar os currículos necessários para que possamos empregar nossa gente”, explicou.
O gestor também destacou a Política de Economia Solidária existente na cidade. “Temos aqui os princípios de economia solidária, para gerar renda para nossa gente. Temos a Feira de Economia Solidária, que tem como Lei de Incentivo o fortalecimento da produção e a comercialização dos empreendimentos, o que faz com que Lauro de Freitas seja referência de geração de renda pelo viés da economia solidária. Lauro se consolida como cidade inclusiva, é a cidade do trabalho, do emprego, que dá oportunidade para o nosso povo”, concluiu.
Foto: Lucas Lins
Comentários