Imagem :Maína Diniz

A Escola Municipal Dois de Julho, no bairro da Itinga, em Lauro de Freitas, recebe, nesta sexta-feira (09), a Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania. A atividade será das 8h30 às 16h e é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). 

Em um único lugar, a comunidade terá acesso a serviços de saúde, emprego e justiça. A ação será em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), SineBahia, Defensoria Pública e Terreiro Ylê Axé Oyá.   

No evento, o destaque será para a entrega e produção, in loco, da Carteira Nacional de Artesão. “A carteirinha é como se fosse a curadoria do produto, dá uma referência, um selo ao produto”, destaca a assessora técnica da Superintendência de Economia Solidária da Setrel, Kátia Santos. 

Kátia pontua que o documento beneficiará, principalmente, mulheres chefes de família que têm no artesanato a sua fonte de renda. Com a carteira em mãos, as artesãs e artesãos também estarão aptos a vender seus produtos no espaço Artesanato Lauro de Freitas – Loja Colaborativa, localizado no Parque Shopping Bahia. 

“O terreiro Ylê Axé Oyá, de forma inclusiva, envolve 30 artesãs na loja colaborativa e está com fila de espera de 300 artesãos”, sinaliza. Mas, na Escola Municipal Dois de Julho, os artesãos vão participar da Feira da Economia Solidária. 

A programação contará ainda com atendimento médico com profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, dentista, clínico; além de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite, e vacinação. A feira inclui ainda intervenções artísticas com música, contação de história, dança e capoeira.

No campo da empregabilidade, o SineBahia, além de auxiliar na emissão da Carteira Nacional de Artesão, fará encaminhamento de carta de emprego. A Coelba também estará na escola, negociando o parcelamento de contas.

Entre os temas das rodas de conversa estão o papel da Defensoria Pública, o combate à intolerância religiosa e o enfrentamento à LGBTQIA+fobia com o grupo Mães do Arco-íris. 

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

function shareFacebook(url){

var w = 630;
var h = 360;

var left = screen.width/2 – 630/2;
var top = screen.height/2 – 360/2;

window.open(‘https://www.facebook.com/sharer.php?u=’+url, ‘Compartilhar no facebook’, ‘toolbar=no, location=no, directories=no, status=no, ‘ + ‘menubar=no, scrollbars=yes, resizable=no, copyhistory=no, width=”+w+ “, height=” + h + “, top=’ + top + ‘, left=” + left);
}

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha Nacional de Vacinação

    Artigo anterior

    Poupança tem retirada líquida recorde de R$ 22,02 bilhões em agosto

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *