Foto: Ascom/SDE

Seguindo a tendência do avanço tecnológico no universo das joias, o Centro Gemológico da Bahia (CGB) realizou o primeiro workshop sobre a importância da impressão 3D na joalheria atual na terça-feira (1º). O evento aconteceu na sede do CGB, no Pelourinho. A palestra, com quatro horas de duração, foi ministrada pelo professor e joalheiro Flaviws Silva e pelo técnico especialista em impressão 3D, Bruno Lima e contou com demonstração dos equipamentos e modelos já impressos e produção de peças em tempo real.

A coordenadora do CGB, Mônica Correa, destacou o potencial do CGB, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). “O CGB está sempre focado em proporcionar a melhor experiência aos artesãos baianos. A realização desse workshop vem trazer conhecimentos técnicos e ferramentas modernas para alavancar ainda mais o desenvolvimento do segmento joalheiro,” pontuou.

Dentre os assuntos abordados, o técnico especialista, Bruno Lima, enfatizou como a técnica da impressão em 3D é realizada, a duração média de cada impressão, a qualidade de resinas para a produção de cada peça e como essa ferramenta está redefinindo a produção no mercado. “O investimento nesse equipamento resulta na economia de tempo, aumento do fluxo de produção e comercialização, visto que é possível fazer a impressão de em média 50 peças por dia com a impressora 3D”, ressaltou Silva, que atua há oito anos no mercado e participa de cursos e palestras em todo o Brasil.

“Essas informações acabam não chegando para nós com facilidade, então participar desse workshop aqui no CGB está sendo um preparo para nos direcionarmos nesse segmento e ampliarmos nossa atuação no mercado”, concluiu a espectadora e joalheira, Rita Brito.

Após a finalização do workshop, os participantes receberão o certificado de participação assinado pelo CGB, contribuindo com a formação dos artesãos e interessados pelo setor da joalheria.

Fonte: Ascom/SDE

Secom/BA

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    SSP monta esquema de segurança para Romaria de Bom Jesus da Lapa

    Artigo anterior

    Balé TCA oferece oficinas gratuitas no interior da Bahia

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Bahia