Beneficiários do Programa Federal Bolsa Família têm até esta sexta-feira (28), para comparecer a uma USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima da residência para a atualização do cadastro. No município de Lauro de Freitas, o beneficiário conta com 16 unidades para atender a demanda.

A Secretaria de Saúde (SESA), é responsável pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde (peso, altura, calendário vacinal de crianças até 7 anos e acompanhamento pré-natal das gestantes), que deve ser realizado duas vezes ao ano, na primeira (que termina nesta sexta-feira) e na segunda vigência (1º de julho a 30 de dezembro).  Em Lauro de Freitas, 28 mil pessoas estão aptas para o acompanhamento das condicionalidades da saúde nesta primeira vigência.

O relatório de saúde do município indica uma cobertura de 41,4%, ou seja, menos da metade devida, o que alerta para a importância da atualização. A ausência do beneficiário pode acarretar no bloqueio ou cancelamento do benefício.

Cadja Sense, coordenadora de Alimentação e Nutrição da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, ressalta sobre a necessidade da manutenção, “O acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, como vacinação e acompanhamento nutricional, garantem que crianças, gestantes e mulheres em idade fértil, recebam cuidados essenciais, prevenindo doenças e melhorando a saúde pública. Esse acompanhamento permite que o governo monitore a saúde dos beneficiários, ajudando na formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas. Ao garantir acesso aos cuidados de saúde básicos, o programa promove a inclusão social e reduz as disparidades de acesso a serviços essenciais”, concluiu a coordenadora.

Para atualização são necessários os seguintes documentos:

– NIS (Número de Identificação Social)

– ⁠Caderneta de vacinação

– ⁠Caderneta da gestante

– ⁠Cartão SUS

– ⁠Comprovante de Residência

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Entenda como funciona o cálculo das taxas de inflação – ccnnews.com.br

    Artigo anterior

    Encontro de Arte e Cultura LGBTQIA+ acontece no Cine Teatro de Lauro de Freitas nesta sexta-feira (28)

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Diversos