Foto: Divulgação/Sudesb
Em competição realizada na piscina do Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, entre os dias 06 e 10 de dezembro, quatro dos sete nadadores da delegação baiana subiram ao pódio do Campeonato Brasileiro Junior Senior de Natação 2022. Ao todo, nove medalhas foram trazidas para a Bahia.
A boa campanha dos baianos na modalidade foi apoiada pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esportes (Setre), que garantiu as passagens aéreas a quatro atletas na competição: Enzo Ibanez, 20; Guilherme Caribé, 19; João Pedro Afonso, 17; e Manoel Filipe, 19.
Entre eles, Guilherme conquistou o ouro e quebrou o recorde brasileiro das categorias 50m e 100m livre Junior 2, com atletas de 18 e 19 anos, enquanto Enzo trouxe a prata nos 200m costas e 200m medley senior, para atletas com mais de 20 anos. Os dois atletas possuem apoio da Sudesb por meio do programa de incentivo FazAtleta, sendo Enzo apoiado também pelo outro programa da autarquia, o Bolsa Esporte. O projeto de apoio ao atleta também tem Manoel Filipe entre os seus agraciados.
Os outros nadadores baianos que disputaram o evento nacional foram Celine Bispo, Dan Spinola e Matheus Beleeiro, todos com 17 anos e participando da categoria junior 1. A dupla baiana com Celine e Dan, que é apoiada pelo FazAtleta e vem trazendo bons resultados no ano, completam o grupo dos medalhistas.
Celine se consagrou medalhista de ouro em três provas: 50 e 100m livre; e 100m borboleta. Já Dan, após ficar com a prata nos 100m peito, conseguiu chegar ao lugar mais alto do pódio na prova dos 200m peito, variação a qual já rendeu três medalhas para Dan em competição internacional realizada no mês de novembro.
“Com quatro medalhas ano passado e nove neste ano, percebemos uma constante evolução da Bahia nesta importante competição considerada de transição para o absoluto, em que vale para competições internacionais e ciclo olímpico. O apoio da Sudesb com as passagens, os programas de incentivo e a cessão da Piscina Olímpica da Bonocô para treinamento da equipe está sendo fundamental”, afirma Luis Arapiraca, treinador de Enzo e Matheus, que estava representando o corpo técnico da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).
Fonte: Ascom/Sudesb
Secom/BA
Comentários