Imagem :Divulgação / Sudesb

A Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, será o palco do judô das Américas nesta semana. O equipamento esportivo administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), recebe dois dos principais eventos da modalidade no continente: a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21, nos dias 05 e 06 de julho, e o Open Pan-Americano Senior Bahia 2023, nos dias 08 e 09 de julho.

Promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e pela Federação Baiana de Judô (Febaju), as competições integram o circuito continental da Confederação Pan-Americana de Judô. Cerca de 300 atletas de diversos países vão competir durante os quatro dias, com entrada gratuita ao público. Depois de sediar o Pan e Sul-Americano de Veteranos, em 2022, a Bahia torna-se uma casa para a modalidade de tatame com competições internacionais desde a base até o alto rendimento. O diretor-geral da Sudesb destaca a relevância do estado no cenário nacional.

“A Arena de Esportes da Bahia é um equipamento multiuso para diversas modalidades esportivas. Nestes últimos anos, já recebemos grandes competições nacionais e internacionais naquele espaço, que auxiliam no desenvolvimento do esporte e dos atletas baianos. É com alegria que recebemos o Open Pan-Americano, pois sediar um evento dessa importância representa a força que tem o judô em nosso estado com seus atletas e a sua capacidade de recepcionar as grandes competições”, pontua Vicente Neto.

O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, reconhece os esforços coletivos para a realização desses eventos. “É um orgulho receber estas competições, dando continuidade à parceria de sucesso com a CBJ, que proporciona grandes eventos em nosso Estado, e o apoio imprescindível do Governo do Estado, por meio da Sudesb, que possibilita a estrutura necessária para nos colocar na rota do Panamerican Judô Tour”, destaca.

O Open Sênior faz parte do circuito mundial da modalidade e distribui até 100 pontos ao campeão no ranking olímpico para Paris 2024. Além disso, também é válido para o ranking pan-americano dando até 200 pontos ao campeão na classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Já as competições Sub-18 e Sub-21 valem pontos no ranking nacional das equipes de transição da CBJ, que será utilizado para a definição das seleções brasileiras nos mundiais de ambas as categorias deste ano.

Encontro com Sarah Menezes – Entre as duas competições, na sexta-feira, 07, será realizado um encontro com a campeã olímpica Sarah Menezes, na Arena de Esportes da Bahia, a partir das 15h. O evento será voltado para 200 crianças do projeto de iniciação esportiva Núcleos Esportes de Lutas e Combate, uma parceria entre a Febaju e a Sudesb, no Centro de Boxe e Artes Marciais, no Largo de Roma. A primeira mulher medalhista olímpica de ouro, em 2012, vai contar a sua trajetória como referência e inspiração para os jovens.

Márcio Brito
Serrinha-BA, Blogueiro, Redator, Repórter, Rádio, Site, Magistério, Direitos Humanos, Limpeza Urbana, Manejo de Resíduos Sólidos, Material de Const. e Hospitalar.

    Pesquisa da Uerj analisa campanhas públicas contra violência de gênero

    Artigo anterior

    Anvisa aprova registro de kit para diagnóstico de febre maculosa

    Próximo artigo

    Você pode gostar

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *